Marvel Studios - Logo

Marvel: Todos os Filmes em Ordem Cronológica

Filmes e Serie 16 de Fev de 2022

Filmes da Marvel em Ordem Cronologia

Que os filmes Marvel não são lançados em “ordem cronológica” todo mundo já sabe, e até hoje os fãs discutem qual a ordem certa para assistir os filmes da Marvel, tem fã que prefere assistir da forma que são lançados, más tem fã que prefere assistir os filmes da Marvel em ordem cronológica.

Se você é daqueles que prefere assistir em ordem, aqui vai a lista completa com os filmes e series da Marvel em ordem cronológica, já prepara sua pipoca e o “refri” para maratonar o UCM.

Ordem Certa Para Assistir Os Filmes Da Marvel e o Período Que Se Passa Cada Filme

  • Capitão América: O Primeiro Vingador
Capitão América - O Primeiro Vingador
Capitão América - O Primeiro Vingador

Chris Evans chega com tudo para interpretar Steve Rogers (Capitão América)

A história se passa em 1943 - 1945, é a origem do Capitão América.

Nela conta como Steve Rogers acaba se tornando o Capitão América, enfrentando as dificuldades e os perigos de como ser um Herói, até chegar nos dias atuais.

  • Capitã Marvel
Capitã Marvel
Capitã Marvel

Brie Larson é escalada para interpretar Carol Danvers (Capitã Marvel)

O primeiro filme solo de uma heroína na Marvel, o período se passa em 1995.

O filme de origem mostra como Carol Danvers passa pelas dificuldades de ser uma heroína, em busca das verdades sobre seu passado até se torna a heroína Capitã Marvel, repleto de ação e com reviravoltas impressionantes.

  • Homem de Ferro 1
Homem de Ferro
Homem de Ferro 

Robert Downey Jr. É chamado para viver o "Gênio, Bilionário, Playboy, Filantropo” Tony Stark (Homem de Ferro)

O primeiro filme da Marvel a ser lançado, que revolucionou a empresa e a fez ser o que ela é hoje.

Homem de Ferro 1 se passa no período de 2010, conta como Tony Stark vira o Homem de Ferro e acaba se tornando o primeiro vingador.

  • O Incrível Hulk – Universal
O Incrivel Hulk
O Incrível Hulk

Edward Norton foi chamado para estrelar o filme do Hulk, mas nos filmes seguintes o Gigante Esmeralda passou a ser interpretado por Mark Ruffalo.

Muitos não consideram que esse filme faça parte do UCM, más é totalmente ao contrário, ele faz parte sim.

O período do filme se passa em 2011, com Bruce Banner já “acostumado” em ser o Hulk, ele busca uma cura para não se transformar mais no Gigante Esmeralda, o filme traz um dos vilões mais “abominável” do Hulk.

Ao contrario do que muitos pensam, esse filme é muito bom, pena que foi mal nas bilheterias e nas críticas, o que não ajudou o filme a ser um dos sucessos do UCM.

  • Homem de Ferro 2
Homem de Ferro 2
Homem de Ferro 2

O período do filme se passa em 2011 com Tony Stark já estabelecido como Homem de Ferro.

Ele busca uma cura para um problema que está o matando aos poucos por causa do “Reator Arc”, uma empresa concorrente tenta “quebrar” as industrias Stark com a ajuda de um vilão bem interessante.

O filme conta com a ajuda de Rhodey o Maquina de Combate, com a troca do ator Terrence Howard por Don Cheadle.

  • Thor
Thor 1
Thor

Chris Hemsworth é escalado para o papel de Deus do Trovão (Thor)

O filme se passa no mesmo período que “O Incrível Hulk e Homem de Ferro 2” em 2011, introduzindo Thor e toda sua Mitologia Nórdica, apresentando seu irmão e vilão, Loki.

A história mostra como Loki armou para que Thor deixasse de ser digno do martelo Mjolnir e banido para Terra, para que ele pudesse reinar em Asgard enquanto seu irmão sofria na Terra.

  • Os Vingadores
Os Vingadores
Os Vingadores

Já no período de 2012, Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Hulk, são chamados pela S.H.I.E.L.D. comandada por Nick Fury de “Samuel L. Jackson”, a se juntarem para deter um mal que está atacando Nova York.

Loki, com um exército alienígena causa um estrago grande na cidade, e os heróis se juntam para formar a equipe clássica dos Vingadores para deter o vilão.

Nas cenas pós créditos descobrimos o porquê desse ataque.

  • Homem de Ferro 3
Homem de Ferro 3
Homem de Ferro 3

Este filme se passa 7 meses após os eventos de “Os Vingadores”.

Tony Stark está vivendo uma crise e um trauma causados pela batalha em Nova York, então acaba criando um verdadeiro exercito de armaduras para lutar ao seu lado.

É “indiretamente” atacado por uma organização chamada Mandarin, mas o vilão mesmo está por traz comandando todas as ações.

  • Thor: Mundo Sombrio
Thor: Mundo Sombrio
Thor: Mundo Sombrio

Já no período de 2013.

Thor já está em Asgard com seu irmão Loki, e descobrem que um Elfo chamado “Malekith”, possui uma Joia do Infinito e está querendo acabar com os nove reinos.

Thor então precisa juntar forças a seu irmão Loki para deter o vilão e salvar o universo.

  • Capitão América: Soldado Invernal
Capitão América: O Soldado Invernal
Capitão América: O Soldado Invernal

Já no período de 2014.

Capitão América junta forças com Viúva Negra e Sam Wilson o Falcão, para descobrir se uma conspiração dentro da S.H.I.E.L.D. é verdadeira.

Durante a Investigação passa por grandes dificuldades enfrentando o Soldado Invernal, e mais pra frente faz uma descoberta impressionante.

  • Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia

Nesse filme somos apresentados a Peter Quill “Chris Pratt”, Gamora “Zoe Saldana”, Drax “Dave Baltista”, Rocket Raccoon o Guaxinim “Dublado por Bradley Cooper” e Groot “Dublado por Vin Diesel”

O filme se passa no mesmo período de Capitão América: Soldado Invernal em 2014, onde somos apresentados a uma equipe totalmente diferente do normal, se unindo de uma forma nunca antes visto para derrotar um vilão em comum que possui uma Joia do Infinito.

No filme é explicado o que as Joias do Infinito são capazes de fazer, e quem são os celestiais.

  • Guardiões da Galáxia Vol. 2
Guardiões da Galáxia Vol.2
Guardiões da Galáxia Vol.2

Seguindo no mesmo período de 2014, os acontecimentos de Guardiões da Galáxia Vol. 2 acontece meses após o primeiro filme com a equipe já estabelecida.

Peter Quill descobre quem é seu pai, só que o restante da equipe descobre quem realmente é o pai de Quill e o que ele quer, então se juntam para que Quill saiba da verdade antes que seja tarde demais, para que o universo não sofra as consequências.

  • Vingadores: Era de Ultron
Vingadores: A Era de Ultron
Vingadores: A Era de Ultron

Já no período de 2015, os Vingadores se juntam para derrotar a inteligência artificial criada por Tony Stark e Bruce Banner, Ultron, que acaba se rebelando contra os heróis e busca a extinção da raça humana.

Neste filme somos apresentados a Feiticeira Escarlate Wanda Maximoff interpretada por Elizabeth Olsen; Mercúrio Pietro Maximoff interpretado por “Aaron Taylor-Johnson” e Visão interpretado por Paul Bettany

  • Homem Formiga

Paul Rudd é escalado para interpretar Scott Lang o Homem Formiga

Se passando no mesmo período que Vingadores: Era de Ultron em 2015.

Scott Lang recém saído da cadeia passa por dificuldades financeiras e familiar, e ao tentar um assalto em uma casa, acaba roubando um “traje” esquisito, e chega a conhecer Hank Pym.

No decorrer da história ajuda Hank contra um vilão que tenta derrubar sua Empresa e roubar as Partículas Pym.

  • Capitão América: Guerra Civil
Capitão América: Guerra Civil
Capitão América: Guerra Civil

Agora no período de 2016.

Capitão América e o Homem de Ferro acabam tendo ideias diferentes a respeito de um acordo proposto pelo Governo após aos acontecimentos em Sokovia, isso divide os heróis e faz com que alguns deles fujam e se tornem e inimigos do governo.

Apesar de ser um filme do Capitão América, vários Vingadores e Heróis que já apareceram nos filmes anteriores são incluídos e alguns novatos tem sua estreia no cinema como Pantera Negra e Homem Aranha.

  • Viúva Negra “Excluindo as Cenas Pós-Créditos”
Viúva Negra
Viúva Negra

Ainda no período de 2016.

Natasha Romanoff foragida do governo, esta escondida na Noruega, más é atacada por um vilão chamado Treinador, então vai em busca de sua família para descobrir quem está por trás de tudo, porem seu passado vem à tona, e as coisas começam a ficar mais serias do que ela imagina.

Obs. As cenas Pós-Créditos de Viúva Negra se passam 7 anos, após os acontecimentos do filme.

  • Pantera Negra
Pantera Negra
Pantera Negra

Chadwick Boseman é escalado para interpretar T’Challa o Pantera Negra.

Logo após ter perdido seu pai nos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil em 2016.

O príncipe T’Challa, retorna a Wakanda e se torna o novo Rei do País, porem é confrontado por Killmonger que está querendo o trono do Rei, querendo abandonar as politicas isolacionistas de Wakanda querendo iniciar uma revolução.

  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar – Sony/Marvel
Homem Aranha: De Volta ao Lar
Homem Aranha: De Volta ao Lar

Tom Holland é escalado para viver o amigão da vizinhança o Homem Aranha

Apesar de ser um filme da Sony em parceria com a Marvel, os filmes do Homem Aranha de “Tom Holland” fazem parte do UCM.

Após meses dos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil em 2016.

Peter Parker volta para o bairro onde mora, esperando ansiosamente a ligação de Tony Stark para entrar nos Vingadores, acaba vivendo sua vida normalmente e descobre que um bando de criminosos está usando armas feitas a partir da tecnologia extraída da batalha de 2012 em Nova York.

O vilão Abutre lidera esses criminosos e dá muito trabalho para o Homem Aranha, na tentativa de salvar a vizinhança, ele passa por diversas situações que não são muito favoráveis a ele.

  • Doutor Estranho
Doutor Estranho
Doutor Estranho

Benedict Cumberbatch interpreta nosso Mago Supremo o Dr. Estranho

E pra fechar o período de 2016.

Stephen Strange é um cirurgião arrogante que em um acidente perde o movimento das mãos, e vai em busca de uma “cura”, por uma indicação ele vai em busca dessa cura onde ele nunca imaginou encontrar, na magia.

Durante os acontecimentos de Dr. Estranho, somos apresentados a uma Joia do Infinito, um artefato que faz com que Stephen Strange usa para derrotar o vilão, e acaba protegendo mesmo que custe sua vida.

  • Thor: Ragnarok
Thor: Ragnarok
Thor: Ragnarok

Agora no período de 2017.

Thor está procurando as Joias do Infinito, e durante essa procura acaba descobrindo coisas sobre Asgard, e vai em busca de respostas, mas é capturado e vai parar em um Planeta chamado Sakaar, onde o Hulk é popular e acaba enfrentado o Thor.

Após conseguir fugir do Planeta, Thor consegue chegar em Asgard, e o pior acontece.

  • Homem Formiga e a Vespa
Homem Formiga e a Vespa
Homem Formiga e a Vespa

Já em 2018.

Scott Lang ainda cumpre prisão domiciliar após ajudar o Capitão América após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, agora nesse filme ele conta com a ajuda de Hope, a nova “Vespa”.

Assim vão se aprofundando mais no Reino Quântico, até descobrir que um vilão ameaça suas vidas.

Obs. Apesar dos acontecimentos do filme se passar antes de Vingadores: Guerra Infinita, as cenas pós créditos se passa durante os eventos de Vingadores: Ultimato.

  • Vingadores: Guerra Infinita
Vingadores: Guerra Infinita
Vingadores: Guerra Infinita

Ainda em 2018.

Começa os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, e nele descobrimos que Thanos, esteve por trás da maioria dos acontecimentos dos filmes anteriores, como o ataque de Nova York por exemplo.

Com o Objetivo principal de juntar todas as Joias do Infinito, Thanos parte em busca de cada joia. Os Vingadores juntam forças para derrotar Thanos travando uma dura batalha no final do filme, mas infelizmente quem leva a melhor é o Vilão, Thanos.

Após estalar os dedos com a Manopla do Infinito, Thanos realiza seu sonho e dizima metade do Universo, desaparecendo também com Doutor Estranho, Feiticeira Escarlate, Homem-Aranha, Pantera Negra, Bucky Barnes, Falcão, Nick Fury, Maria Hill, e todos os Guardiões da Galáxia exceto Rocket e Nebulosa.

  • Vingadores: Ultimato
Vingadores: Ultimato
Vingadores: Ultimato

Apesar de ser uma continuação direta do filme anterior, Vingadores: Ultimato se passa 5 anos após o estalar de dedos do Thanos, ou seja, estamos em 2023.

Com medidas desesperadas, os Vingadores se juntam novamente para derrotar Thanos, dessa vez com a ajuda do Homem Formiga, que estava preso no Reino Quântico quando Thanos estalou os dedos.

O que todos não esperavam, é que o reino quântico não é atingido pelo espaço tempo que conhecemos, ou seja, ali estava uma saída para reverter o que Thanos causou, trazendo todos de volta a vida, então eles acabam voltando no tempo para recuperar as Joias do Infinito, indo para os acontecimentos de 2012, 2013,2014 e 1971.

Muita coisa incrível acontece, mas vou parar por aqui, vou evitar mais spoilers.

  • Loki – Série 1º Temporada
Loki – Série 1º Temporada
Loki – Série 1º Temporada

Loki é um pouco complicado de dizer onde se passa na linha temporal do UCM, mas vamos lá, ela se inicia durante os acontecimentos de Vingadores: Ultimato no período de 2023, quando os vingadores voltam no tempo, porem os acontecimentos de Loki, não se passa na linha principal do UCM.

No decorrer da série, Loki é capturado pela AVT “Agência de Variação Temporal”, e é convocado para ajudar a capturar uma variante dele que está causando problemas para a Agencia.

A série apresentou alguns dos conceitos mais importantes para o futuro do UCM, e a serie terminou com algumas pontas soltas que podem afetar a Linha temporal principal, ou seja, a serie termina na “linha temporal” do UCM.

  • What if...? – Série 1º Temporada
What if...?
What if...?

Essa serie, é a primeira serie animada do UCM, muitos desconsidera como parte do UCM, mas você vai entender no final que faz parte sim e o porquê.

Essa serie mostra como seria os acontecimentos do UCM se alguma coisa da linha principal mudasse por algum motivo, como por exemplo:

Se em vez do Steve Rogers ter se tornado Capitão América, o que aconteceria se a Peggy Carter tivesse Tomado o Soro de Super Soldado;

O que aconteceria se Ultron tivesse vencido os Vingadores na batalha final e fosse atrás das joias do Infinito;

E se no lugar de Peter Quill, o príncipe de Wakanda, T’Challa fosse sequestrado por Youndu e fosse para o espaço se tornar o Senhor das Estrelas.

Todos os acontecimentos da série são narrados por um ser chamado Vigia, que interfere na linha do tempo quando necessário.

Porque a série What if...? faz parte da linha principal do UCM?

Porque todos os episódios se passam durante os acontecimentos da própria linha principal do UCM com todos os personagens que já apareceram nos filmes anteriores, e alguns personagens da serie animada, vai ganhar sua versão em Live-action nos cinemas, prova disso é só acompanhar o filme Dr. Estranho no Multiverso da Loucura.

  • Wanda e Visão – Série
Wanda e Visão – Série
Wanda e Visão – Série

Essa serie se passa três semanas após os acontecimentos de Vingadores: Ultimado, ou seja, no período de 2023.

Após ter perdido o amor de sua vida, o Visão, o trauma sofrido por Wanda faz com que ela parta em busca de sua própria felicidade, o que acaba causando uma anomalia em uma cidadezinha pequena.

Os acontecimentos da série, impacta diretamente na linha temporal do UCM, pois é a partir dai que conhecemos a agencia SWORD, que vai atrás da Wanda, e também somos apresentados a Monica Rambeau já adulta e a origem de seus poderes.

No final da série, Dr. Estranho vai atrás da Wanda, para pedir alguma informação ou uma ajuda.

  • Falcão e o Soldado Invernal – Série
Falcão e o Soldado Invernal – Série
Falcão e o Soldado Invernal – Série

A serie se passa seis meses após Vingadores: Ultimato, então ainda estamos no período de 2023.

Na trama, San Wilson reflete se deve aceitar ou não o manto de Capitão América deixado por Steve Rogers no final de Vingadores Ultimato, enquanto Bucky Barnes está decidido a reparar sua vida depois de passar décadas como uma máquina de matar.

Enquanto os dois ficam nesse dilema pessoal, eles precisam enfrentar uma ameaça em comum e um grupo conhecido como Apátridas, que tiveram acesso ao Soro de Super Soldado do Capitão América.

  • Homem Aranha: Longe de Casa – Sony/Marvel
Homem Aranha: Longe de Casa
Homem Aranha: Longe de Casa 

Após o Estalo de Thanos, vimos as consequências e a explicação em Homem Aranha: Longe de Casa que se passa aproximadamente seis meses após Vingadores: Ultimato ainda no período de 2023.

Após retornar ao estalar de Thanos, Peter tenta se adaptar e voltar a sua vida e rotina “normal”, então parte em uma viagem para a Europa em excursão pela sua escola, lá é surpreendido pelo Nick Fury e o Mystério que pede sua ajuda para derrotar alguns vilões chamados Elementais que supostamente viram do “multiverso”, mas o vilão mesmo estava bem perto de todo mundo.

  • Shang-chi: E a Lenda dos Dez Anéis
Shang-Chi: E a Lenda dos Dez Anéis
Shang-Chi: E a Lenda dos Dez Anéis

O filme de Shang-chi acontece algum tempo depois de Vingadores: Ultimato, entre os eventos de Falcão e o Soldado Invernal e Homem Aranha: Sem Volta Pra Casa ainda no período de 2023.

Shang-chi precisa confrontar seu passado e defender a aldeia onde sua mãe nasceu, contra seu pai “Wenwu” O Mandarin e os Dez Anéis, que tenta abrir um portal para um mal maligno na esperança de reencontrar sua esposa falecida.

  • Eternos
Eternos
Eternos

O filme começa 7.000 anos atrás, os Eternos são enviados para a Terra para enfrentar monstros chamados Deviantes, para salvar a raça humana, porém sem interferir nas suas decisões, ao longo do filme somos apresentados a vários fatos históricos da humanidade, até chegar nos dias atuais.

Os acontecimentos do filme se passam 5 anos após o estalo de Thanos e por volta de 6 meses após o “Blip” durante os eventos de Homem Aranha: Longe de Casa, é explicado durante alguns diálogos no decorrer do filme.

  • Homem Aranha: Sem Volta Pra Casa – Sony/Marvel
Homem Aranha: Sem Volta Pra Casa
Homem Aranha: Sem Volta Pra Casa

Apesar do filme começar do ponto onde o outro terminou, com a acusação de que o Homem Aranha tenha matado o Mystério, a trama principal se passa após o Halloween no final do ano próximo ao Natal, ou seja, no final de 2024.

Sem saber o que fazer, Peter procura um advogado para defender sua causa, e aqui somos apresentados a primeira surpresa da trama, e depois vai atrás do Dr. Estranho na esperança de que ele possa o ajudar.

Após Dr. Estranho errar o feitiço, muitas surpresas acontecem e Peter mais que nunca precisa de mais ajuda para derrotar certos vilões do “multiverso”.

A nostalgia eu deixo para vocês durante o filme.

  • Gavião Arqueiro – Série
Gavião Arqueiro – Série
Gavião Arqueiro – Série

A série Gavião Arqueiro se passa inteiramente no natal de 2024, cerca de um ano após o “Blip”.

Na trama, Clint Barton tem que resolver as consequências causadas por ele na época em que ele agia como Ronin, durante os 5 anos do estalar do Thanos.

Ele acaba conhecendo Kate Bishop, uma fã, uma garota habilidosa que acaba ajudando nas suas missões e se tornando sua “aluna”, para que ela possa assumir o manto do Gavião Arqueiro.

Spoilers: No final de Homem Aranha: Sem Volta Pra Casa, tem uma cena que se vocês repararem bem, acontece quase que simultaneamente com a cena de Gavião Arqueiro.

Marvel
Marvel

Até o momento, essa é a ordem cronológica dos filmes da Marvel , assim que os próximos filmes do UCM forem lançados, você atualizará a lista para deixar você sempre antenado e não se perder na cronologia do UCM .

Apesar da Marvel lançar seus filmes todo ano, a ordem deles alterará o sentido de sua linha temporal, mantendo todas as suas produções bem conectadas sem todas as pontas soltas.

Etiquetas

Felipe Martins

Opa! Redator e cofundador desse site. Amo tudo que envolve Series, Animes, Mangás, HQs, Filmes e tudo que envolve o mundo "Geek e Nerd" E isso me fez querer criar meu Canal no YouTube e esse Site.